SCML - Caldas de Almeida

Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.

Prof. Doutor Caldas de Almeida, Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa.

Ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.

José Francisco David-Ferreira foi um brilhante Cientista e Professor no domínio das Ciências Morfológicas, nomeadamente na área científica da Histologia e procurou desenvolver a integração entre os diferentes domínios da morfologia normal, no âmbito de um Departamento de Ciências Morfológicas, na Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi assistente de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, entre 1952 e 1960.

Para além de ter sido um dos impulsionadores da actualização da reforma curricular do Curso de Medicina, o Prof. Doutor José Francisco David-Ferreira iniciou a modernização do Instituto de Anatomia, do qual foi Director. Foi também Vice-Reitor da Universidade de Lisboa entre 1997 e 2001 e director do Centro de Biologia e Patologia Molecular da FML, entre 1990 e 2001.
 O brilhante percurso de David-Ferreira começou em 1952, ano em que concluiu com 20 valores a licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa. De seguida, efectuou um estágio no Institut de Researches sur le Cancer, em Villejuif, França. Na sequência, instalou e dirigiu o Laboratório de Microscopia Electrónica da FML.

Foi Professor auxiliar da FML, entre 1960 e 1962, ano em que abraçou o projecto de criação do Centro de Biologia do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, ao qual sempre esteve ligado. Foi ainda uma figura central no reforço da ciência na FML, tendo participado activamente na constituição do Instituto de Medicina Molecular (IMM).
 Jubilou-se em 1999, ano em que foi condecorado com as insígnias de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Como investigador, o seu trabalho foi destacado por cinco ocasiões (em 1957, 1959, 1961, 1981 e 1987) pelo júri dos Prémios Pfizer.