O Projecto

O objectivo deste projecto relaciona-se com o levantamento de informação escrita e multimédia relativa ao espólio documental deixado por José Francisco David Ferreira (JFDF), Cientista e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) nascido em 1929 e falecido em 2012.

Com a morte de JFDF foi diagnosticada a necessidade do tratamento do seu espólio por parte da Prof.ª Doutora Carmo Fonseca e por um conjunto de discípulos de JFDF. Da parte da família também se pretende ver preservada a sua obra e torná-la pública para quem tenha interesse na sua consulta.

O projecto visa documentar a vida e a carreira científica e académica nacional e internacional de JFDF.

Enquanto finalidade específica, pretendemos divulgar elementos documentais aos estudantes, médicos, investigadores e interessados sobre estes temas, a partir de uma visão biográfica, tendo em vista deixar uma contribuição para a História da Ciência em Portugal no século XX, no âmbito da Investigação Científica, da política de ensino superior e da organização da ciência, divulgando assim as diferentes dimensões presentes no pensamento e posicionamento de JFDF.