Museu da Ciência

Museus da Universidade de Lisboa/Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)

MUNHACO Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, com o apoio do Prof. Doutor José Pedro Sousa Dias e o excelente trabalho da Prof.ª Doutora Marta Lourenço, autorizaram e conseguiram implementar a concretização da transferência do espólio Museológico de José Francisco David-Ferreira do Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina de Lisboa para o Museu da Ciência.

 

MUHNAC

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência e prestar serviços à comunidade académica e à sociedade, através da preservação e valorização das suas coleções e do património universitário, da investigação, da realização de exposições e outras ações de caráter científico, educativo, cultural e de lazer. O MUHNAC também promove e apoia a investigação, o desenvolvimento e o ensino nas ciências naturais e na história das ciências e das técnicas, contribuindo para a formação científica e cultural dos estudantes e da sociedade em geral nestes domínios. Finalmente, o MUHNAC assume uma responsabilidade, alargada ao contexto nacional, na conservação e estudo das coleções científicas e do património cultural histórico-científico, estabelecendo parcerias para a valorização das coleções e do património da Universidade de Lisboa e de outras instituições.
www.mnhnc.ulisboa.pt

O MUHNAC colabora assim neste projeto no âmbito da sua missão. A valorização deste importante espólio, cujos objetos fazem parte de um acervo mais vasto da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa depositado no Museu, inclui tarefas de seleção, inventário, investigação e conservação, em que colaboram vários especialistas. A equipa MUHNAC inclui:
- José Pedro Sousa Dias, Historiador e Diretor do Museu
- Marta C. Lourenço, Subdiretora
- Ana Mehnert Pascoal, Historiadora de Arte (Bolseira FCT)
- António Perestrelo de Matos, Antropólogo (Bolseiro FCT)
- Catarina Teixeira, Conservadora-Restauradora (Bolseira FCT)
- David Felismino, Historiador (Bolseiro FCT)
- Gonçalo Ataíde e Melo, Médico (Voluntário)
- Vítor Gens, Arquivista