A Lição do Mestre (nota de imprensa - 2012)

A lição do Mestre – Homenagem ao Professor Celestino da Costa

J. F. David Ferreira
Equipa Editorial
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No passado dia 5 de Janeiro, decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa a 1ª Sessão Clínica de 2012 intitulada "A Lição do Mestre: Augusto P. Celestino da Costa (1884-1956) – Uma Época, uma Vida, uma Obra", proferida pelo Prof. Doutor José Francisco David-Ferreira.

Na abertura desta Cerimónia, o Professor Fausto Pinto introduziu a temática saudando os presentes nesta primeira 'Lição do Mestre' deste ano, uma sessão especial que ocorre anualmente e que tem o objectivo de homenagear os antigos mestres "da casa" que é a FMUL. Prosseguiu o Professor Fernandes e Fernandes, que agradeceu a presença dos familiares do homenageado e relembrou o papel importante de A. Celestino da Costa no Núcleo de Investigação na Escola Médica de Lisboa.

Seguiu-se a intervenção do Professor David-Ferreira, que justificou a escolha do tema com o resumo da Biografia que está a preparar "desta figura que, em muito, contribuiu para o desenvolvimento das Ciências Médicas em Portugal." Sendo um dos últimos discípulos directos de A. Celestino da Costa, que conheceu aos 19 anos, o Professor David-Ferreira muito se orgulha do trabalho que tem desenvolvido e do que espera vir ainda a desenvolver.

Texto da paletras proferida, ver em: A Lição dos Mestres – Augusto P. Celestino da Costa (1884-1956) - Uma Época, uma Vida, uma Obra (Palestra de 2012)