Augusto P. Celestino da Costa (1884-1956)

CelestinoCosta

Augusto P. Celestino da Costa foi um cientista e promotor do desenvolvimento da Ciência em Portugal, na primeira metado do século XX. Foi "o Mestre" para José Francisco David-Ferreira. Durante toda a sua carreira procurou seguir o seu exemplo:

«Li tudo o que escreveu e esteve ao meu alcance, e escrutinei o que disseram e escreveram pares e discípulos. Concluí que Celestino da Costa teve o reconhecimento internacional que bem merecia e a ingratidão da difusa pátria bem amada e da cidade onde nasceu.
Ele foi o exemplo que me inspirou e que tentei prosseguir e dar continuidade. Cabe aos meus alunos e discípulos julgar se consegui.
Fiz o que soube e pude mas fui beneficiado pelas circunstâncias dos tempos em que vivi.»

(David-Ferreira, José Francisco - Augusto Celestino da Costa (1884-1956). Uma Época, Uma Vida, Uma Obra, Discurso proferido em 5 de Janeiro de 2012.)


 

Seguem alguns textos que David-Ferreira escreveu sobre Celestino da Costa. Está ainda no prelo uma biografia sobre Celestino da Costa, escrita em co-autoria com o historiador Tiago Brandão (IHC, FCSH-UNL), sobre a vida e obra do grande mestre da escola histofisiológica lisboeta: